Provavelmente você já pelo menos ouviu falar em venda cruzada ou Cross-Selling. Não necessariamente sabe o que é, mas já deve ter ouvido falar.
Mas como será que funciona esse modelo de vendas que muitas empresas de sucesso aplicam em seus negócios?
Bom, primeiramente temos que entender o objetivo da venda cruzada. A intenção desse modelo é fornecer uma experiencia mais completa para o consumidor.
Isso pode ser feito por meio de uma oferta personalizada o que irá ajudar o seu cliente a atingir o seu objetivo.
Mas como isso seria feito?
Geralmente as empresas tem varias linhas de produtos que se complementam, quem faz isso muito em por exemplo é a Apple.
Quando você compra um iphone, você tem uma série de produtos complementares como airpod e apple watch.
Eles complementam um produto principal que seria o Iphone, e aumentam a experiencia do consumidor com a marca.
Ao oferecer o complemento ideal para o produto que está vendendo, já podemos dizer que o vendedor está personalizando a venda e a cruzando com outro produto.
As vantagens que a venda cruzada traz para o seu negócio são inúmeras.
O ponto mais óbvio é o aumento da lucratividade. Quando você tem produtos complementares automaticamente você vende mais e lucra mais. Geralmente as empresas adicionam um desconto nas vendas cruzadas, o que torna o negócio ainda mais atrativo para o cliente.
Além do aumento a lucratividade, a fidelização da clientela é muito maior quando você tem um bom mecanismo de vendas cruzadas.
Quanto mais a pessoa compra com você, mais ela fortalece o relacionamento com sua marca.
Conforme o relacionamento empresa-cliente for fortalecido, vai chegar em um momento que aquela pessoa só vai comprar com você.
Para isso é necessário um atendimento personalizado que atenda as demandas do seu consumidor gerando sempre um experiencia positiva com o seu negócio.
O menor dos detalhes faz toda a diferença na decisão de uma pessoa ao optar por uma empresa. Quanto mais valor você entregar, mais vantagens competitivas você terá em relação aos seus concorrentes.
No fim das contas, o cliente sempre vai escolher sempre quem forneceu a melhor experiencia para ele. Muitas vezes a experiencia do cliente na hora da venda conta tanto quanto o produto ou serviço vendido.
Uma outra vantagem da venda cruzada é o maior número de produtos a oferecer. Quando você tem uma linha de produtos complementares, o seu poder de venda aumenta de forma contundente.
Muitas vezes, faz com que até os produtos que não eram tão vendidos acabem tendo mais saídas mesmo estando fora da linha complementar, porque as pessoas compram de forma irracional.
Isso automaticamente vai ajudar também a reduzir o seu CAC (Custo de Aquisição de Cientes). Com as vendas cruzadas você conhece melhor o seu cliente, oferece o que ele realmente precisa e isso vai reduzir seus custos com a aquisição de clientes.
Muito por conta do Marketing de Indicação. Os seus clientes vão passar a trazer mais clientes para a sua empresa. As pessoas são carentes de bons atendimentos e quando uma empresa atende essa necessidade, o cliente se torna fiel e traz mais pessoas para consumir com você.
É muito importante que você planeje as suas estratégias para conseguir atingir um patamar elevado.
Ter mais de um produto a disposição é essencial para conseguir aumentar sua lucratividade e aumentar a experiencia do cliente.
Um ponto que deve ser alertado é que venda cruzada não é a mesma coisa que venda casada.
Venda casada é considerado crime, e obriga o cliente a compra um produto para poder ter outro.
A venda cruzada o cliente pode comprar ou não o seu produto complementar. E esse produto para ser vendido deve agregar um valor grande ao seu produto principal.
Muitas empresas ao redor do mundo usam essa estratégia e de fato ela vem revolucionando o mercado em escala global.