A partir da década de 1990, o corretor de seguros se consolidou como o principal canal de distribuição de seguros no Brasil. Atualmente até grandes seguradoras possuem os corretores como parceiros, especialmente para as vendas de seguros mais complexos. O corretor de seguros é um profissional capacitado e legalmente registrado que faz a intermediação entre segurados e seguradoras. Em sua grande maioria os corretores vendem seguros de vida, saúde, residência e automóveis; mas você sabe quais tipos de seguro mais fáceis de vender?
A pandemia do Coronavírus conduziu as pessoas a outras dinâmicas nas relações, ainda que vivemos em um período de incertezas é perceptível algumas das principais transformações no setor de seguros, o comportamento do consumidor brasileiro mudou. A probabilidade do brasileiro acordar e querer comprar um seguro é difícil, porém ele está mais propenso a ouvir. Um hábito que os brasileiros estão aprendendo é pensar sempre na possibilidade de se resguardar das perdas de seus maiores patrimônios por meio de vários tipos de seguros. Nesse contexto, você corretor sabe qual os seguros mais fáceis de vender?
Seguros mais fáceis de vender
Cada seguro possui características distintas, com coberturas específicas para as necessidades de cada lead, portanto é fundamental utilizar inteligência artificial para transformar a experiência do corretor com o segurado. O software de gestão utiliza algoritmos que possibilitam desde uma triagem do perfil do cliente, até a elaboração de propostas. Portanto descubra quais os seguros mais fáceis de vender e com a ajuda do sistema de gestão, proponha planos personalizados, levando os leads rapidamente à etapa da negociação.
- Seguros pessoais: com a pandemia, os seguros pessoais tiveram uma grande procura, são seguros que visam a proteção pessoal como seguro de vida, seguro funeral, seguro de acidentes pessoais, seguro desemprego, entre outros. Independentemente do tipo de seguro, em 2020 o seguro começou a fazer parte do planejamento das famílias; Existia um comportamento anterior que o seguro era vista como desperdício de dinheiro, mas com o cenário de uma pandemia mundial o seguro se tornou um investimento, sendo um dos mais simples de vender;
- Seguro residencial: o seguro residencial possui diversas coberturas no mercado, entre elas incêndio, queda de raio, explosão, roubo ou furto de bens, danos elétricos, entre outros como serviços de hidráulica e elétrica, o que pode ajudar em casos de imóveis alugados. Este tipo de seguro pode trazer maior conforto e comodidade ao consumidor, pois contribui para uma assistência maior do principal bem material, a casa própria;
- Seguro automotivo: é o mais popular entre os brasileiros e a garantia que o carro estará protegido contra roubo, furto, batidas e todo o tipo de acidente. Sendo um dos seguros mais procurados e fáceis de se vender, algumas vantagens na hora de oferecer são assistência 24 horas, carro reserva, chaveiros, entre outras comodidades que faz com que o corretor se destaque na negociação. Com o uso do multicálculo, através dos dados informados é possível indicar as melhores cotações de acordo com o perfil do lead, sendo altamente assertivo;
- Seguro empresarial: com coberturas multiriscos em uma única apólice, é o seguro empresarial mais conhecido e pode ser definido para indenização de prejuízos, não importando o tamanho do negócio. É mais simples de vender pois foca totalmente em proteger as instalações da empresa, tanto as máquinas, quanto os equipamentos existentes em seu interior. Já a partir da cobertura básica, a empresa está segura contra incêndio, explosão e fumaça; as coberturas adicionais podem ser ofertadas de acordo com a venda consultiva inicial;
- Seguro saúde empresarial: um dos mais conhecidos, é voltado aos funcionários da empresa. Na venda consultiva, o corretor pode indicar que este tipo de produto (seguro saúde empresarial), se torna um excelente benefício aos colaboradores, principalmente em tempos de pandemia. Neste momento em que vivemos, os gestores conseguem visualizar a importância do plano de saúde na vida das pessoas e pode utilizar este tipo de benefício para conseguir reter talentos, além de valorizar os colaboradores atuais.
Quem sabe mais, vende mais
Para vender seguros é necessário entender que você não está oferecendo ao cliente um produto qualquer. Diferente de muitos produtos de seguro, que a experiência pode acontecer ou não, como por exemplo o seguro automotivo ou de vida, seguros como planos de saúde ou odontológicos são contratados para serem utilizados pelo cliente, seja em consulta, exames ou cirurgias eletivas e/ou emergenciais. Muitos corretores podem ter dificuldade em abordar os clientes ou argumentar sobre as vantagens de cada produto, uma vez que os brasileiros ainda são resistentes a esse tipo de compra.
O passo a passo simplificado de uma venda de seguros é a seguinte: parceria com as operadoras, estudo de produtos e legislação específica, estudo e definição de público-alvo, construção de ofertas e campanhas de vendas/marketing, contratação de um software de gestão que possua multicálculo, estratégia de captação de clientes, apresentação consultiva customizada de ofertas, fechamento do negócio, implantação, manutenção e recompra ou até mesmo upsell de produtos.
Os seguros contemplam desde proteção de acidentes pessoais até a segurança da integridade da sua residência, veículos ou fontes de renda. Portanto o corretor de seguros precisa ficar atento cada vez mais aos cenários que acontecem no país, pois cada vez mais o consumidor demonstra um comportamento de proteção. Agilidade, conhecimento sobre o produto de seguros, comunicação facilitada, eficiência ao apresentar as melhores soluções e um sistema de gestão que auxilie em toda a jornada de compra. O sucesso de um corretor de seguros está diretamente ligado à sua capacidade de atender bem o cliente e fechar negócios, portanto conte com a Moshe para facilitar seus processos internos.
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