A organização é a premissa principal para que a sua corretora de seguros alcance o sucesso e se destaque dos concorrentes no mercado. Para manter tudo em ordem, um organograma consolidado é essencial, afinal, é dessa forma que os profissionais podem se dedicar melhor às suas tarefas e ficarem alinhados à cultura da empresa.
Quando existe uma divisão sensata entre departamentos e os funcionários são posicionados para que o trabalho se desenvolva sem quebras, o fluxo da empresa apresenta melhoras altamente significativas. Dessa forma, corretoras de seguros com organogramas bem definidos são capazes de atender clientes com rapidez e aumentar as taxas de lucro.
Assim como outras empresas com foco em vendas, as corretoras de seguros seguem a estrutura padrão de empresas: prospecção, vendas e renovação. Porém, como o seguro não é um produto convencional, a capacitação dos colaboradores é indispensável.
Se o seu objetivo é ter uma boa gestão na sua corretora e melhorar os resultados do seu negócio, é preciso parar e criar setores funcionais e bem definidos para a sua empresa, cada um com suas metas e objetivos a cumprir. Então, para que você entenda melhor essa organização, neste artigo, vamos te contar quais os setores que são essenciais na sua corretora de seguros. Confira!
Gestão
Como é de se imaginar, o topo do organograma será sempre ocupado pelo líder (ou líderes) da sua corretora de seguros. Na gestão, está centralizada toda a responsabilidade em gerenciar a rotina de trabalho da equipe, criar estratégias e acompanhar os relatórios. Então para que a gestão funcione, é necessário conseguir acompanhar todos os resultados do seu negócio, utilizar ferramentas como Business Intelligence auxilia líderes a terem maior acompanhamento e controle de todas as informações, além claro de inspirar e motivar toda a equipe.
Financeiro
Sendo um setor que exige máxima responsabilidade, o financeiro é um dos braços mais importantes de uma corretora de seguros, afinal, é neste setor que centralizam-se as movimentações de fluxo de caixa e, consequentemente, a geração de lucros.
Para que tudo corra da melhor maneira possível, os colaboradores do financeiro devem estar altamente qualificados para lidarem com o cálculo de comissões, prêmios e despesas gerais. Vale lembrar também que os responsáveis pelo departamento financeiro, precisam estar em alerta para análises de riscos e possíveis erros. Então, ter um sistema de gestão é fundamental para que se possa acompanhar todos os indicadores da empresa.
Setor administrativo
As tarefas do setor administrativo incluem o cadastro de clientes, gestão de apólices, endossos e faturas. Sendo assim, é nesse setor que são organizadas as emissões de documentos e as propostas de vendas que são ou não efetivadas. Além disso, o administrativo também acompanha as atividades do financeiro e outros setores da corretora de seguros. O segredo de toda empresa de sucesso é uma gestão efetiva da área administrativa, descubra quando contratar um ERP de seguros para sua corretora.
Vendas
Os corretores que atuam na área de vendas são responsáveis pela prospecção de clientes e oferta das melhores vantagens, alcançando assim, o fechamento de contrato. Tenha em mente que, para que este departamento traga bons frutos para a empresa, a preparação do colaborador para o atendimento ao cliente é fundamental.
Corretores que se dedicam na construção de relacionamentos comerciais tendem a vender mais. Então, aposte em uma equipe composta por pessoas que tenham força de vontade e estejam prontas para crescer com a empresa. Facilite os processos otimizando rotinas e disponibilizando digitalmente informações para que seus vendedores possam atender de qualquer lugar.
Sinistros
O departamento de sinistros é o responsável por prestar atendimento aos clientes que sofreram acidentes ou danos materiais. Então, é exatamente neste momento que o cliente saberá se escolheu uma corretora eficiente e se vale a pena a renovação no final do contrato. Sendo assim, é preciso que os funcionários do setor de sinistros estejam preparados para identificar as coberturas, lidar com ocorrências, e reunir documentos necessários sem burocracia, aposte em um sistema integrado para realizar todos processos sem se preocupar.
Renovação
Além de direcionar as apólices próximas do vencimento ao departamento de vendas, o setor de renovação também é responsável por realizar o pedido de orçamentos e acompanhar o processo até a assinatura final. Mesmo tendo uma posição no final do organograma, o setor de renovação tem peso decisivo na área administrativa e financeira da corretora de seguros.
Faça a gestão da sua corretora com praticidade
Outros setores fundamentais para corretoras de seguros são áreas de recursos humano, marketing e tecnologia da informação. Todos os departamentos devem estar em total sinergia e cada equipe ter processos automatizados, práticos e digitais. Neste artigo, exemplificamos um padrão de organograma para corretora de seguros. Entretanto, é preciso identificar de modo individual quais setores, além dos mencionados aqui, ainda são necessários, como por exemplo parcerias, BI, entre outras.
Além de um organograma bem definido, para que a gestão da sua corretora seja mais eficaz e prática, é importante contar com um software de gestão. Para isso, a Moshe oferece soluções personalizadas, de acordo com a necessidade do seu negócio, tornando o dia a dia da sua corretora de seguros descomplicado e produtivo. Clique aqui, fale com um de nossos especialistas e encontre a solução perfeita para a sua empresa.