Por muito tempo, as empresas não se preocuparam com o que os clientes queriam.
As estratégias de marketing tinham o foco, apenas, em mostrar os produtos e oferta para os clientes.
Essa estratégia “sempre deu certo”, até porque as métricas no mercado off-line são limitadas. Mas tudo mudou com a Internet.
Na Internet, o contato com o cliente é muito mais próximo. E as críticas a essa estratégia de marketing começaram a aparecer.
A solução precisava acontecer, e os empreendedores começaram a se movimentar para isso.
Qual seria a solução para contornar esse problema, dos clientes reclamando que as empresas não se preocupam com eles?
Acompanhe este artigo até o final para entender.
Escutando seus clientes
A principal mudança que a Internet trouxe, para o mundo dos negócios, foi aprender a escutar o cliente.
As redes sociais e os blogs tornaram isso muito mais possível.
Se antes, os clientes só conseguiriam entrar em contato com as empresas através de caixas de sugestões.
Hoje, com um simples clique, o cliente consegue falar com um gestor da empresa.
Isso possibilitou identificar as principais falhas e com isso, construir algumas mudanças.
A forma de se conectar ao cliente foi uma das principais mudanças.
Se antes, as campanhas de marketing eram focadas em mostrar ofertas e produtos.
Hoje, a criação de conteúdo é a principal estratégia utilizada para atrair e fidelizar clientes.
O Inbound Marketing foi o principal responsável por isso.
Essa estratégia de Marketing foca muito mais no cliente que na empresa.
A ideia principal é impactar as pessoas com conteúdos relevantes, para que elas se sintam mais confiantes e se aproximem da sua empresa.
Essa forma interessante de atrair clientes revolucionou o modo de fazer negócio.
E hoje, mais do que nunca, as pessoas já não se sentem tão a vontade com empresas que interrompem seu dia para dar alguma oferta.
Para construir essa estratégia, o principal caminho foi ouvir os clientes e entenderem o que era bom ou ruim para eles.
Os clientes são as principais engrenagens de um negócio, e precisam ser ouvidos.
Formas de ouvir seu cliente
Muitos empreendedores já entenderam que precisam ouvir seus clientes para ter sucesso.
Mas muitos outros ainda não entenderam a melhor forma de fazer isso.
O interessante é que não tem segredo, e pode variar muito a sua forma de ouvir seu cliente.
Tudo vai depender da forma como você interage com seu cliente.
Uma boa estratégia em blogs é abrir espaços para comentários e perguntas em suas postagens.
Mas se seus principais campos de atuação são as redes sociais, o ideal é que você faça enquetes e perguntas para descobrir a opinião do seu público.
O Instagram é a principal rede social de negócios e oferece muitas boas ferramentas para ouvir seu público.
- Caixa de perguntas;
- Enquetes;
- Quiz;
- Comentários.
Estas são algumas das ferramentas que o Instagram disponibiliza para que você escute seu cliente.
O Facebook têm suas formas de ouvir. O LinkedIn têm suas formas de ouvir.
O YouTube têm suas formas de ouvir.
Cada rede social e plataforma da Internet possui sua própria forma de ouvir seu cliente.
É importante que você utilize cada uma delas, para ter maior proximidade
com ele.
Por que ouvir seu cliente?
O cliente é a principal engrenagem do seu negócio.
O objetivo final de qualquer negócio é a venda. Seja a venda de produtos ou de serviços.
Tudo que fazemos, desde a administração até as estratégias de marketing, é direcionado para a conversão em vendas.
Por isso, é necessário ouvir o cliente e entender o que ele precisa ou quer.
Somente o cliente pode te ajudar a validar uma estratégia.
Somente o cliente irá te direcionar o melhor caminho para ser agradado.
Se você tiver as estratégias certas e souber pedir essas informações, o cliente te dará de mão beijada.
Porque, na verdade, ele quer apenas ser agradado e se sentir importante. E quando uma empresa que ele consome pede sugestões, é tido como uma honra sem tamanho.
Então, crie estratégias e artimanhas para ouvir aquilo que seu cliente tem para dizer.
Seu bolso agradece e sua empresa também.
As empresas que escutam seu cliente tem a reputação muito melhor.
E o cliente, normalmente, chega num nível acima de “apenas cliente”. Ele se torna fã e defensor da sua empresa.
Essa é uma das principais conquistas que um empreendedor pode ter.
Os caminhos a seguir são simples, agora basta sua execução para cultivar uma legião de fãs da sua marca.