As diversas vantagens da integração entre vendas e marketing digital proporcionam às empresas, a geração de leads é uma das mais que se destacam. Ao começar a implementar processos digitais em sua corretora, podemos chamar de lead qualquer pessoa que tenha mostrado interesse nos produtos da sua corretora, o antigo prospect é o novo lead. Dentro da estratégia de marketing digital, o lead pode vir de campanhas pagas, na busca orgânica, por redes sociais ou até mesmo por indicação de algum conhecido, portanto é fundamental mapear todas as ações digitais da sua empresa.
A geração da base atual de leads e a administração de novos leads pode ser realizado dentro de um CRM, conquistando maior organização para o processo de trabalho e mantendo atualizado o histórico de conversa com essas pessoas. A partir dessa organização é possível começar a desenhar o perfil do lead para sua corretora de seguros. O processo de decisão para contratação de um serviço, leva-se em consideração diversas etapas, de maneira geral elas podem ser representadas por um funil de marketing, onde o topo são questões de dúvidas em geral e mais amplas como por exemplo: O que é seguro para automóvel?
Esse segundo passo na geração de leads, implica em conhecer e entender a jornada do consumidor e como a corretora pode trabalhar melhor seu ciclo de vendas, ou seja, transformar os leads em clientes. Neste contexto, podemos entender que os leads são muito importantes para sua empresa, mas quando falamos sobre leads de corretoras de seguros, quais as diferenças entre esse tipo de perfil se comparado com um lead de mercado?
No primeiro momento é entender qual o perfil do seu cliente e em diversas oportunidades você pode já perguntar diretamente via formulário de contato no site ou por telefone. O ideal é que você consiga mapear esse interesse inicial e posteriormente ir aprofundando seu conhecimento sobre outros itens. Por isso, transformá-lo em cliente de fato exige um processo de educação guiado pelos interesses que ele manifesta, como por exemplo qual tipo de seguro possui interesse. A diferença entre potenciais clientes e os visitantes é que os primeiros deixam informações suficientes para que sua corretora possa interagir com ele, as informações mais comuns são nome, e-mail e telefone.
Leads para corretora de seguros
A geração de leads é essencial para as estratégias de marketing e vendas, porém existe um processo dentro do funil de marketing chamado de qualificação do lead. Essa etapa é importante pois apresenta qual nível de interesse seu lead está. O perfil web é também uma parte importante do nosso software de gestão, em que o corretor pode vincular ao seu site. Nessa ferramenta, o lead preenche um perfil com todas as informações para que seja facilitado sua proposta.
Sincronizado com o sistema, o armazenamento de informações pode ser acessado via CRM e tornam o atendimento e a comunicação com o lead personalizadas, pois dessa maneira é possível entender todos os pontos levantados em diversas conversas, trocas de e-mails, entre outros. Nos casos mais comuns de captação de leads, as informações buscadas são nome, e-mail e telefone, mas a lista pode se estender para diversas outras informações, como por exemplo, quais seguros o lead já tem. Neste caso, especificamente os leads de corretoras de seguros serão os clientes que tenham mostrado interesse em certo tipo de seguro e que deixaram algum tipo de informação sobre seu interesse, sendo auto, residencial, via, entre outros. Vale ressaltar que o e-mail é indispensável. Já o telefone é relativo, apesar de ser fundamental para manter contato direto, dar sequência na prospecção e ter eficácia ao fechar negócio.
Por que captar leads é importante para uma corretora de seguros?
Para mensurar todo seu esforço em marketing digital uma das principais maneira é realizar a captação de leads, agilizando também o processo de vendas tornando toda conversão no site conhecida pela equipe de marketing e pela equipe comercial. Na transformação digital, ao utilizar estratégias de marketing digital, cada ação está focada na geração de contatos capazes de se transformarem em clientes. Conheça outros pontos positivos ao começar uma estratégia para geração de leads.
- Você passa a conhecer melhor seu público, começando a estruturar o perfil de cliente ideal, ou melhor dizendo, define quem é sua persona;
- Antes de qualquer contato do corretor com o lead, você já possui informações relevantes como por exemplo, se já possui seguro, qual tipo de proposta ele espera, entre outros;
- Você consegue engajar os leads enviando e-mail marketing com conteúdos de interesse, pode impactar com materiais exclusivos como e-books, whitepapers, e até mesmo o desenvolvimento de lives que possuam interesse com principais dúvidas.
Entretanto não somente via site, redes sociais ou e-mail marketing, você também consegue engajar com os leads que deixaram o WhatsApp para contato, podendo ser uma segunda maneira de trocar informações informativas sobre sua empresa de forma mais resumida.
Quanto mais informações sobre o lead o corretor tiver, melhor será durante o desenvolvimento da proposta e negociação. Ao utilizar um software de gestão o corretor ganha em tempo, pois a agilidade de enviar via multicálculo integrado a proposta, realizar o acompanhamento via CRM traz para corretora vantagem competitiva, que pode ter um controle melhor das vendas, renovações e até mesmo sobre as comissões dos corretores. O melhor de tudo isso é que com este tipo de sistema, sua corretora de seguros fica preparada para um processo automatizado, o que facilita a rotina da equipe de vendas.