Pensando no momento em que estamos, com a chegada do COVID-19, trabalhar de casa tem sido uma das principais saídas para muitas empresas e corretoras. Todos estão adaptando sua rotina para continuar os trabalhados a distância, porém será que a gestão das atividades está sendo feita da melhor maneira?
Um dos maiores receios de administradores é que seus colaboradores percam o rendimento e foco, causando uma baixa na produtividade. Para que isso não aconteça, uma das principais estratégias para conquistar o engajamento de um time é demonstrar que são parte importante da empresa, principalmente em tempos de crise. Alinhar as expectativas com clareza, além de compartilhar notícias, novidades e celebrar conquistas (mesmo que a distância!) é uma forma de engajar a todos. Outra maneira de garantir que os membros da equipe tenham acesso à todas as informações é utilizar um software de gestão.
Faça o planejamento adequado das atividades que devem ser realizadas ao longo do dia pelos colaboradores. Utilize uma ferramenta como o Moshe Gestão para facilitar a integração de seus processos, desta maneira é possível acompanhar o CRM de vendas e verificar as oportunidades de negócios.
Independente dos horários praticados pela sua equipe em home office, é importante que aconteça um alinhamento para evitar que os colaboradores se tornem improdutivos ou desalinhados por falta de comunicação. Aproveite os relatórios gerenciais para entender como está o desenvolvimento de cada carteira de cliente e repassar feedbacks pontuais para a equipe. Desta maneira você reforça o comprometimento com as metas que foram trançadas pela empresa. Isso é uma etapa muito importante para que a gestão da sua equipe em home office seja realizada com sucesso.
Na gestão de uma equipe em home office, é importante que haja reuniões periódicas. Isso pode acontecer por videoconferência (principalmente em momentos de quarentena), além das trocas de e-mails constantes, utilize comunicadores internos como Skype, Hangouts e até mesmo o WhatsApp para se comunicar. Aproveite para analisar e identificar oportunidades na carteira de clientes, com um software de gestão esse processo fica extremamente ágil e a reuniões se tornam produtivas.
A partir do momento que você habilitou uma equipe em home office para execução de atividades, é preciso que seja disponibilizado ferramentas que permitam o acesso às informações, compartilhamento, armazenamento de dados e comunicação com a equipe. Pensando na questão de que um sistema de gerenciamento é o cérebro de uma corretora de seguros, é preciso ter consciência de buscar um software em que uma todas as necessidades em um único sistema e que principalmente tenha um suporte sempre que seja necessário. Pense em como é difícil viabilizar mais engajamento em um ambiente remoto, se os gestores não fortalecerem a comunicação com sua equipe.