Seja para conversa casual ou para negócios o WhatsApp sempre está presente, os números falam por si só, são 42 bilhões de mensagens trocadas entre usuários todos os dias em mais de 1 bilhão de grupos existentes na plataforma. No Brasil, mais de 100 milhões de pessoas estão usando o WhatsApp. É como se 1 a cada 2 brasileiros usassem o aplicativo. O potencial de mercado para vendas utilizando esse aplicativo é enorme.
Existem diversas estratégias para se implementar o WhatsApp Business dentro de uma corretora, já falamos aqui no Moshe sobre “como utilizar o WhatsApp para falar com seus clientes” e hoje apresentamos estratégias para potencializar as vendas em sua corretora de seguros.
A versão Business do aplicativo tem recursos extras em relação a versão comum e pode ser explorada com sucesso, como a criação de lista de transmissão! É uma das principais funções do WhatsApp e funciona de maneira semelhante a um disparo de e-mails, onde você seleciona quais contatos irão receber a mensagem, insere na lista e dispara uma única mensagem, que é replicada automaticamente para cada pessoa da sua lista. Você pode enviar diversos tipos de mensagem para engajar sua carteira de clientes, como: datas comemorativas, ofertas para cross selling, entre outros conteúdos de oportunidade.
O WhatsApp permite que você crie listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Isso é uma ótima estratégia pois você consegue a atenção das pessoas, que irão acabar vendo sua mensagem de uma forma ou de outra.
Lembrando que para criar uma lista de transmissão é importante que as pessoas tenham o seu contato salvo no celular e você tenha também os contatos delas salvos no seu aparelho.
Aproveite o aplicativo e utilize também como canal de atendimento, esteja preparado para tirar dúvidas, resolver questões simples de maneira ágil e claro pegar feedback das propostas. Entenda que além de ser uma possibilidade de vender mais e estreitar relacionamento com seu cliente, o WhatsApp Business também te dará agilidade no seu processo de atendimento e ser um diferencial no trabalho.
Como todas as ferramentas comerciais, existem outras dicas para melhorar a experiência do seu cliente, evitando a perda de clientes pelo mau uso da plataforma. Confira!
Mensagens rápidas – utilizada em períodos que você estiver ausente (fora do horário comercial), é possível personalizar com mensagens de agradecimento pelo contato ou de retorno em breve pela equipe.
Perfil – sendo o cartão de visitas da sua empresa, é necessário que informe endereço, site oficial, e-mail, horário de atendimento e até o segmento de atuação.
Etiquetas – É possível etiquetar as mensagens, separando por assuntos, clientes novos, negociação pendente, pagamento em aberto, entre outros.
Métricas – Uma das principais vantagens é acompanhar os números com facilidade, o recurso ajuda a entender quais as mensagens tiveram maior alcance, número de mensagens enviadas e quantas foram de fato abertas e lidas.
Existem também a possibilidade de acessar o seu WhatsApp na tela de qualquer computador, ou seja, você pode conectar a função do aplicativo. O processo é simples com seu celular, você lerá o QR Code que o site https://web.whatsapp.com/ oferecerá para você e desta forma já conseguirá acessar a sua tela do aplicativo. Isso pode facilitar bastante a administração das suas listas de transmissões e grupos.
E uma última dica, você pode migrar seu número atual para o WhatsApp Business. Recomendamos que faça o backup das conversas, pois dessa maneira não perde nenhuma informação anterior.
Utilize a estratégia de maneira correta, respeitando algumas regras e evitando SPAM para seus contatos. Com isso e utilizando táticas de marketing (que você pode ler em nosso blog), fica muito mais fácil sua corretora de seguros aumentar o relacionamento com prospects e clientes.