Muito além de ter um processo bem estruturado de vendas, é preciso compreender como seu cliente pensa e age. Entender o comportamento do consumidor é entender como as pessoas pesquisam e consomem produtos e serviços. É entender quais fatores que pesam na hora de escolher um tipo de seguro. É encontrar oportunidades para aumentar suas vendas.
A cotação online de seguros deu maior praticidade para clientes e corretores, porém quem terá sucesso no setor de seguros depois da pandemia do novo coronavírus, é quem conseguir conciliar tecnologia e atendimento humano. A pandemia conduz a humanidade para outras dinâmicas nas relações, ainda que seja cedo para saber o que e como exatamente viveremos quando passar a fase mais crítica da crise, é possível vislumbrar algumas transformações no setor de seguros.
O comportamento do consumidor acelerou nos últimos meses e se tornou quase totalmente digital, as corretoras de seguros ou corretores autônomos que já estavam inseridos neste processo tiveram vantagem competitiva, enquanto os tradicionais “sofreram” para adaptar o sistema home office e processos totalmente digitais. A cotação online de seguros por parte dos corretores foi uma das vantagens que se tornaram visíveis, com um software multicálculo é possível antecipar processos antes burocráticos e apresentar para o consumidor uma proposta personalizada de maneira ágil. O uso da tecnologia no setor de seguros muda a atuação das corretoras, agiliza processos e transforma também a interação com os clientes. Os algoritmos já estão entre as ferramentas cada vez mais usadas para chegar ao cliente.
Dentro de um sistema multicálculo ou software de gestão os algoritmos possibilitam desde uma triagem do perfil de cliente até a elaboração de orçamentos. Tudo de maneira automatizada, dessa forma a análise inicial do candidato é realizada por meio de uma entrevista entre corretor e cliente e a cotação online de seguros passa a ser mais assertiva e rápida, onde o sistema atua como um executor de tarefas com começo, meio e fim, além de auxiliar a “prever” decisões com base em hábitos.
Se você ainda não possui uma inteligência artificial em sua corretora saiba que esse é um dos passos necessários para solucionar problemas, principalmente onde a venda de seguros online já é uma realidade para os consumidores. Realizar operações sem uso de papel não é mais tendência e sim realidade para o setor de seguros. A crise aumentou a consciência das pessoas e empresas sobre riscos e a importância da proteção. Essa nova consciência de proteção poderá possibilitar que seguros entrem em um novo ciclo virtuoso de desenvolvimento. E isso vale tanto para pessoas jurídicas como físicas. O corretor precisa estar muito ativo junto aos clientes para saber como assessorá-los no momento pós pandemia. Os brasileiros percebem agora, mais do que nunca, a importância do seguro. No “novo normal”, os negócios serão centralizados em ferramentas online, sem intervenção humana e a cotação online dos produtos de seguros passará a ser realidade de todas as corretoras.
Ninguém ainda consegue adiantar como será a nova sociedade, portanto neste cenário atual como em muitos momentos na história, o corretor é um agente de revolução. Todos vamos sair diferentes desta crise mundial, já é possível perceber as mudanças que o Covid-19 causaram na sociedade. Mais do que nunca o corretor agora possui a responsabilidade de ser mais preparado. As pessoas estão mais conectadas, as soluções se tornaram digitais tanto para o setor, quanto para os clientes e as pessoas sairão mais humanos e valorizando a relação humana. E mais uma vez ganha o corretor que agregar mais valor ao seu cliente.