Atrair clientes tem sido uma das principais dúvidas de quem tem uma corretora de seguros que precisa crescer. Em tempos de crise onde é necessário focar os esforços para não ter prejuízo, todos estão procurando cortar despesas. Conhecer o perfil de cliente é uma vantagem ideal, a assertividade pode ser um grande problema se sua corretora foca em diversos perfis diferentes de clientes, utilizando um mailing de baixa qualificação e mensagens pré-definidas. Para mudar esse cenário a análise do perfil ideal de cliente agrega valor para sua equipe, enquanto vocês trilham ao caminho correto. A tecnologia mudou muito o trabalho do corretor, se antes o consumidor dependia inteiramente dos serviços dele para conhecer opções de seguro, hoje com uma rápida pesquisa na internet o cliente já possui uma ideia do que precisa.
Portanto conhecer seu cliente, além de ser possível direcionar soluções e produtos específicos, também é uma estratégia para alavancar as vendas, ajudando sua equipe de vendas a manter o foco em pessoas que sejam realmente valiosas para os seus objetivos.
Comece fazendo uma análise geral dos dados armazenados dos clientes atendidos pela sua corretora.
- Você sabe quem são eles?
- O que os motiva?
- A que classe social pertencem?
- Onde eles estão?
Crie um perfil de cliente para seu negócio, uma imagem do cliente ideal. Após esse processo, separe cada perfil de cliente em grupos, sendo mais fácil identificar os segurados que geram mais receita. Para ter vantagem nessa análise, se você não tem um software de gestão, fale com a nossa equipe e entenda como o MosheGestão pode te ajudar em ter acesso à relatórios e controle de ações.
Na última etapa, após entender cada segmento x receita de cada segurado, comece a prospectar onde esses possíveis clientes estão. Utilize a forma de contato que mais gera retorno para sua corretora. Nunca empurre uma venda, sempre puxe a solução do cliente. É muito importante que seu cliente saiba que você não está ali para vender, mas também para ajudá-lo a resolver um problema.
Quando estiver falando com o cliente e ele expuser o que o incomoda e precisa da solução, tente entender por que isso está ocorrendo. Se ele depositar a confiança em você, percebendo que age como um consultor e não como um tirador de pedidos, metade do caminho para o fechamento do negócio já estará traçado.