Liderar não é uma tarefa simples, ser líder requer autoconfiança já que o objetivo é ver o colaborador como parte fundamental da corretora de seguros. Uma das principais características mais conhecidas está na presença do líder, este precisa ajudar a engajar, motivar e desenvolver sua equipe, gerando bons resultados. O líder precisa inspirar confiança aos seus liderados.
Para corretores de seguros esse perfil não é diferente, porém existem outros atributos e características que podem fazer você se destacar na liderança e conquistar maior presença com sua equipe. É essencial para cargos de alta gestão saber ouvir pessoas e conseguir enxergar o mesmo negócio sob vários ângulos. Por isso é fundamental que o líder saiba qual tipo de liderança deve ser aplicada de acordo com sua equipe. Listamos os quatro tipos de liderança:
Diretiva – Aponta o que cada membro da equipe deve fazer. Este tipo de liderança é fundamental quando há novos integrantes ou troca de funções;
Treinador – Aquele que apenas auxilia o seu colaborador a extrair melhores resultados de suas atividades, uma vez que este já se adaptou à função e tem a ideia clara de qual o seu papel na corretora;
Apoiador – É a que apenas apoia o profissional, incentivando e reconhecendo seus esforços, pois ele já sabe exatamente o que deve fazer e desenvolveu todas as competências necessárias para exercer sua função;
Delegação – Acontece quando o profissional tem a competência e motivação necessária para suas atividades, sendo papel do líder apenas indicar o que deve ser feito. Nesta situação, há confiança plena de ambas as partes;
Confie na capacidade dos seus profissionais na realização do trabalho e ofereça auxílio quando for necessário. Treine sua equipe para que aprendam a fazer tão bem quanto você. Ser líder não é uma tarefa fácil, os resultados chegam, mas vêm depois de um período de médio ou longo prazo. Contudo um líder de sucesso acredita em seu trabalho e na capacidade da sua equipe e isto inspira a desenvolver bem sua função.
Tenha consciência de que uma corretora só chega ao topo, quando sua base foi feita sobre uma gestão receptiva e voltada a pessoas.