Você já ouviu falar em venda consultiva de seguros? Bom, isso nada mais é do que uma excelente estratégia que coloca as necessidades do cliente em primeiro lugar. Na prática, ao invés de convencer o cliente a contratar o seguro a qualquer custo, o corretor de seguros compreende suas necessidades, analisa com atenção como pode ajudar e, por fim, encontra a solução mais adequada para todo o contexto. Para te ajudar em suas negociações, listamos 4 dicas práticas para que você aprenda a vender mais seguros utilizando a venda consultiva.
1- Entenda as necessidades de seus clientes
Não teria como começar essa lista de modo diferente. Para alcançar o sucesso em uma venda consultiva de seguros, é preciso conquistar a confiança do cliente. Sendo assim, o corretor precisa ter em mente as suas principais necessidades e disponibilizar soluções efetivas para suprí-las.
Quando se quer cativar o público, o atendimento de qualidade é indispensável. Ouça com atenção o que seus clientes têm a dizer e proponha a cobertura perfeita para resolver o problema de cada um deles, aliás, esses são os requisitos de uma venda consultiva. Lembre-se: o bom atendimento não acaba no momento da venda, ele se mantém ativo após a assinatura da apólice com o uso do cross selling.
2- Use o Cross Selling ao seu favor
Apresentar boas alternativas para quem precisa de soluções é um ótimo caminho, aliás, é exatamente o que seus clientes esperam de você. Para isso, a estratégia de cross selling é uma carta manga, pois explora fatores cruciais para que ofertar um segundo produto a cliente potenciais.
Com o uso de um sistema de gestão, como Moshe Gestão você apresenta as melhores propostas e os benefícios mais compatíveis com o perfil do segurado, pois o software utiliza a inteligência artificial para cruzar informações e ter o melhor resultado. É possível oferecer produtos dentro de uma mesma apólice, como também poder ofertar outros benefícios além do seguro básico.
3- Invista em um CRM
Usando o CRM para sua venda consultiva de seguros é possível extrair informações precisas sobre seus clientes e, claro, captar leads. Assim, fica mais fácil proporcionar um atendimento mais ágil e personalizado através do histórico do cliente. É preciso ter em mente que, um atendimento humanizado é pautado no respeito, cordialidade e transparência, fazendo com que o corretor de seguros se destaque e ganhe atenção especial dos clientes. Além de possibilitar um excelente atendimento, o CRM dentro de um sistema de gestão é uma ótima ferramenta que visa facilitar o dia a dia do corretor.
4- Marque presença na internet
Quando a sua corretora está presente no Instagram, Facebook e LinkedIn, você aumenta a visibilidade para potenciais clientes. Isso porque as redes sociais são ótimas ferramentas para serem utilizadas como SAC 2.0 (serviço de atendimento ao cliente digital) no esclarecimento de dúvidas, fazendo com que sua venda consultiva muitas vezes comece nesses canais. Outra maneira muito boa de marcar sua presença virtualmente, é investindo em um bom site. Assim, seus futuros clientes podem te encontrar com mais facilidade e ter mais informações sobre a sua corretora. Aposte também em anúncios na plataforma Google Ads, ferramenta que permite alcançar um público que antes não conhecia sua empresa.
Hora de colocar em prática
Agora que você já conhece os 4 passos para uma venda consultiva de seguros, é hora de partir para a ação. Para ter ainda mais sucesso na sua corretora, conte com o Moshe Gestão, assim, você conquista maior agilidade em seus processos e foca no que é realmente importante, o cliente. Converse com um especialista da Moshe e descubra como potencializar as vendas em sua corretora de seguros.