Muitas empresas possuem patrimônios incontáveis. Algumas pessoas também possuem um ótimo patrimônio.
O patrimônio é todo aquele bem que pertence a uma pessoa ou empresa.
Você sabe qual o maior patrimônio de um corretor de seguros?
Acertou quem falou carteira de clientes.
Esse é um dos principais segredos para o sucesso no mundo dos negócios.
Se você não sabe como gerir ou nunca se preocupou em montar uma carteira de clientes, precisa ler este artigo até o final.
Carteira de clientes: O que é?
Carteira de clientes é um termo comercial bastante conhecido.
Ele se refere ao conjunto de clientes que um vendedor, ou empresa, mantém um relacionamento comercial.
Essa base de clientes é o principal ativo daquele vendedor ou empresa.
Muitas empresas que querem entrar em alguma cidade ou área demográfica específica, buscam vendedores que já tenham uma carteira de clientes naquela área.
Essa carteira significa uma entrada facilitada para aquela empresa que está iniciando na área.
Dentro da carteira de clientes, também existem os clientes que não tem mais um relacionamento com o vendedor.
Esse conjunto de clientes é chamado de carteira de clientes inativa.
Esta carteira também pode ser interessante de trabalhar. Mas não existe comparação com a carteira de clientes ativa.
A carteira de clientes ativa é o patrimônio mais valioso de uma empresa ou vendedor, e é preciso saber fazer a gestão desta carteira para que ela tenha a maior vida útil possível.
Gestão de carteira de cliente: Por que fazer?
Construir uma carteira de clientes é a atividade mais difícil, que vai ser comentada, neste artigo.
A construção desta carteira é um trabalho árduo de prospecção.
Presencial, pelo telefone pela Internet. As formas são as mais variadas, mas todas elas são bem difíceis e requerem paciência.
É necessário encontrar seu cliente alvo, localizá-lo e começar os contatos.
Após esse primeiro contato, é necessário conquistar a primeira venda.
Essa primeira venda não é a parte mais difícil, mas requer bastante atenção.
Ao fazer esta primeira venda, o cliente entra na sua carteira de clientes. Mas aí vem a parte mais difícil.
Conseguir que ele permaneça ativo.
Nessa hora é muito importante utilizar muito bem o pós venda.
Não importa se seu produto tem uma venda recorrente ou não.
Porque se seu produto tem uma venda recorrente, você sabe que precisa do pós venda para novas vendas.
Mas se seu produto é uma venda única, ou como um seguro é um contrato anual, é comum que os vendedores “esqueçam” do cliente.
Um bom pós venda pode te garantir indicações e fazer com que seu cliente nem pense em outro nome na hora de recontratar um serviço.
Estes são os principais motivos de fazer um bom pós venda.
Não precisar reconquistar aquele cliente que você já conquistou.
Gestão de carteira de cliente: Como fazer?
Essa é a pergunta que te convidou e chamou a atenção para o artigo.
Então, vamos responder da melhor forma possível. Te dando todas as informações, para você sair daqui como um expert em gestão de carteira de clientes.
Agora que você já sabe o que é uma carteira de cliente, os motivos de cultivar uma, chegou a hora de aprender a gerir.
Essa gestão têm alguns pontos chaves a serem trabalhados, e vamos focar neles.
Selecione os melhores clientes de sua carteira
Existe uma estratégia chamada lei de Pareto.
Ela é utilizada para aumentar a produtividade, melhorar os negócios e serve para avaliar nossos clientes também.
Esta lei diz que 20% das nossas ações trazem 80% do nosso resultado.
Ou no nosso caso, podemos dizer que 20% dos nossos clientes trazem 80% do nosso resultado.
Salvo raras exceções, essa lei é uma verdade muito grande.
E por isso, nosso primeiro tópico fala sobre selecionar os melhores clientes.
Entende-se melhores clientes, aqueles que colocam mais dinheiro em nosso bolso.
Você pode avaliar os clientes de sua carteira como Premium, Platinum, Vip.
Dê essas categorias para que você consiga se organizar.
Isso é importante para saber onde você deve gastar mais energia, para ter mais resultado.
Ferramentas para facilitar a gestão dos clientes
O Moshe Gestão tem as ferramentas certas para você gerenciar sua carteira de clientes. Veja algumas ferramentas abaixo:
- CRM – Gestão de Relacionamento com o cliente
- Classificação dos clientes
- Pasta de arquivos
- Controle financeiro do cliente
- Gestão da apólice
- Gestão do Sinistro
- Cross-selling
- Aplicativo para o cliente
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