Em nossos conteúdos já comentamos sobre a importância do marketing digital, sobre a captação de leads para corretoras de seguros e agora apresentamos o funil de vendas para corretora de seguros. Caso você não conheça essa estratégia, saiba que ela é fundamental para que você possa entender, em qual etapa da compra o lead está. Se você já utiliza essa estratégia, iremos apresentar como potencializar seu funil de vendas.
O objetivo do funil de vendas é analisar a jornada de compra do consumidor e direcionar uma comunicação mais assertiva, entendendo em qual momento ele está preparado para fechar um negócio. Também conhecido como “Sales Pipeline”, é a ferramenta que acompanha todo o passo a passo do seu potencial cliente com sua corretora.
Quando tratamos sobre vendas online, é de extrema importância utilizarmos o funil de vendas dentro da estratégia digital. Com o mercado concorrido e as pessoas cada vez mais, sem tempo para longas conversas ou mensagens, investir em um processo de venda bem estruturado é investir em agilidade e priorizar a experiência do cliente com sua empresa. Portanto atraia clientes e aumente seus resultados utilizando processos digitais.
Com a aceleração da transformação digital, as empresas foram obrigadas a investirem em processos digitais, dentro desse contexto o uso de software de gestão melhora os processos organizacionais, reduz custos e melhora resultados das vendas, pois apresenta dashboards e relatórios personalizados de como está a saúde de sua corretora de seguros. Estruturar seu processo de vendas é uma das principais estratégias do seu negócio, o primeiro passo é escolher um sistema de gestão que te ofereça maior automação dos processos burocráticos, tornando assim sua equipe de corretores mais ágeis. Após mapear seu processo de vendas, escolher o software de gestão e desenvolver ações de marketing digital, chegou o momento de organizar o funil de vendas.
Quais são as etapas do funil de vendas?
De maneira ampla o funil de vendas pode ser definido em três etapas sendo: Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil. Essa estrutura pode ser aplicada em qualquer setor e empresa, o que vai diferenciar a sua corretora do seu concorrente são os detalhes e o sistema que escolher.
Cada etapa do funil possui objetivos diferentes e estão relacionados com o comportamento do usuário que visita seu site ou entra em contato com sua marca na internet. As etapas do funil de vendas são:
Topo do Funil: Esse é o momento de descoberta da sua marca, do reconhecimento do problema ou necessidade. Nessa etapa o lead ainda está conhecendo sua corretora e provavelmente comparando com outras corretoras de seguros. Esses visitantes não estão procurando nenhum produto específico, e esse é o momento ideal para apresentar conteúdos relacionados aos seus produtos e seu segmento de atuação.
Meio do Funil: Esse geralmente é um momento de dúvidas, apesar do lead saber que ele precisa do seu produto (seja seguro auto, vida, residencial, etc), ele ainda tem dúvidas sobre seguradoras, apólices, corretoras, entre outros limitadores. Nessa etapa é fundamental estimular o lead com conteúdos direcionados e um atendimento assertivo. É nesta hora que o CRM e o funil de vendas vai te apresentar quais informações você poderá utilizar para amadurecer a decisão de compra.
Fundo de Funil: Na última etapa do funil, o lead já identificou o que precisa, tirou suas dúvidas sobre qual melhor produto ou corretora e seu próximo passo é fechar o negócio. Essa etapa do funil vai te apresentar se o lead está preparado para uma proposta. Com um multicálculo integrado ao software de gestão, o corretor ganha agilidade e performance emitindo uma proposta personalizada, de acordo com o perfil do cliente; além disso você consegue acompanhar todo o processo da venda, utilizando juntamente a ferramenta de Perfil Web e CRM. Podemos chamar todos os leads dessa etapa de “Leads Qualificados”, pois já estão preparados para um contato comercial. Nesse momento quem ganha é o corretor que for mais ágil.
Como criar um funil de vendas?
Mencionado acima o primeiro passo é entender cada uma das etapas do seu processo comercial. Feito isso, o segundo momento é encontrar um software de gestão que possui diferenciais como funil de vendas, CRM, Perfil Web e diversos outros diferenciais que irão fazer com que sua equipe além de automatizar processos, ganhe performance em vendas.
Utilizar uma estratégia de funil de vendas pode trazer maiores resultados para sua empresa, sendo um dos principais conceitos para uma venda consultiva, o mais importante é entender o perfil do seu cliente. Para esse processo, você pode utilizar o Moshe Gestão, nosso sistema de gestão que possui Perfil Web para captação de leads, CRM para histórico e acompanhamento do perfil e funil de vendas para que o gestor tenha segurança do andamento de todos os processos comerciais. Além desses pontos estratégicos para aumentar sua performance em vendas, o Moshe Gestão também possui integração com o Moshe Calc, nosso sistema multicálculo. Com as duas ferramentas sua corretora de seguros entra em um novo patamar na disputa pelo cliente.
Não desperdice esforços espalhando mensagens genéricas e sem expressão, busca investir em sistemas que te aproximem do seu público-alvo e tragam maior retorno para sua empresa, transformando processos manuais em grandes fluxos operacionais. Não se esqueça que a internet, redes sociais e toda ação que você fizer de marketing digital gira em torno da conexão, não apenas de rede, mas entre pessoas e marcas.
Converse com nossos especialistas e descubra como potencializar ainda mais seu funil de vendas com nossas soluções.