Você já deve ter ouvido falar sobre transformação digital e como tivemos em 2020 a aceleração deste processo nas empresas. Mas será que você sabe o que é realmente a transformação digital?
Imagine uma empresa que não use nenhuma tecnologia na sua operação, todos os processos são feitos manualmente, não existe softwares para controle e gestão, nem para automações, os trabalhos são totalmente repetitivos. Este tipo de fluxo é de uma empresa tradicional que não se adaptou de nenhuma maneira no novo cenário que a pandemia acelerou e trouxe para a realidade. De modo geral a transformação digital busca alcançar uma mudança nos processos operacionais, na redução considerável de custos e incremento de receita. Com a implementação destes fluxos digitais, a corretora de seguros apresenta ao cliente uma experiência adequada, seguindo a tendência do comportamento de compra do consumidor, que atualmente é realizado em sua grande maioria pela internet. Com esse cenário digital, o cliente também estão cada vez mais seletivos e em busca de maior qualidade nos serviços que utilizam, o que também muda a atuação do corretor. Para isso muitas atividades estão sendo realizadas por videoconferência, com uso de softwares e aplicativos que acompanham desde tarefas diárias como buscar um histórico do cliente até visualizar a performance da sua corretora de seguros.
Valorizar a experiência do cliente torna-se então cada vez mais necessário principalmente quando falamos dos millenials, a geração que tem impactado diretamente as relações de consumo, mesmo em setores mais tradicionais como o mercado segurador. Analisando este cenário, a melhor maneira de começar a transformação digital em sua corretora é investir em softwares de gestão e na implementação de estratégias de marketing digital. Não estamos mais sendo comparados com os concorrentes do nosso setor, mas sim com Netflix, Google, Apple. O maior desafio do mercado de seguros é descobrir quais os produtos que podem ser oferecidos em quais canais e para quais perfis de clientes.
Começando a transformação em sua corretora
Para começar a revolução em seus processos, o primeiro passo é entender quais as soluções estão disponíveis no mercado. Dois softwares fundamentais que te trarão um poder sobre seus resultados é um sistema de gestão com multicálculo. Pense na implementação como uma estratégia de expansão acelerada e escalável. Aproveite este momento e comece e entender seu público, ofereça conteúdos relevantes seja por blog, redes sociais ou e-mail, acompanhe toda a jornada de compra do seu cliente, que começa com o aprendizado sobre o tipo de seguro e termina com a decisão de compra em determinada corretora de seguros.
As inovações no setor de seguros estão proporcionando às corretoras novas fontes de informações, a possibilidade de analisar dados em tempo real permite oferecer produtos personalizados, que beneficiam ainda mais os clientes e ainda transformam seu comportamento de consumo. Esses dados podem ser armazenados e gerenciados através de um software de gestão, onde em uma única plataforma o processo de solicitação e aprovação de contrato e negociações, gestão de visitas e resultados obtidos acontece digitalmente. É a tecnologia acoplada à geração de novos negócios, novas oportunidades e novos clientes.
Para conquistar a atenção do cliente, é preciso investir na transparência da negociação, na era da transformação digital, a conexão e a interligação das informações, as relações sociais, contratos, negócios comerciais e até mesmo os relacionamentos são mutáveis e por serem atualizados a cada segundo. Com a implementação de processos digitais, possibilidade reais e concretas despertam a certeza que o elo entre o corretor e o seu cliente vai ganhar escala e agilidade de atendimento.