Não receber um pagamento no dia marcado, além de ser um aborrecimento, pode colocar em risco a saúde financeira da sua corretora de seguros. Os atrasos podem atrapalhar o fluxo de caixa e em alguns casos é até necessário recorrer a empréstimos. Devido a pandemia do coronavírus, nos últimos meses a crise econômica impactou diversas pessoas e empresas, com isso em mente e com mais incertezas causadas pelas restrições do isolamento social, é possível considerar como reduzir a inadimplência em sua corretora.
O primeiro passo é consultar os serviços de análise de crédito para saber como anda a situação financeira do cliente. É possível escolher entre diversos serviços, o mais simples é a consulta ao crédito, que revela pendências de pagamentos, protestos, entre outros. A ferramenta completa é a de gestão de crédito e monitora a carteira de clientes, apontando uma estimativa em pontos de quanto aquele cliente consegue honrar suas dívidas. Essa é uma das opções mais fáceis que uma corretora pode ter para se proteger. Lembre-se que quando você realiza a primeira consulta ao crédito, antes de fechar o contrato não indica que o cliente poderá arcar com seus compromissos financeiros, portanto fique em alerta e realize a consulta novamente quando achar prudente.
Uma das ações que ajudam a diminuir a inadimplências em corretoras que já possuem um fluxo de caixa mais complexo, é definir uma política de pagamentos que premie os bons pagadores com descontos e parcelamentos mais flexíveis. Saber diferenciar os maus e bons pagadores é fundamental para os negócios, para isso é necessário ter um histórico de pagamentos. O controle pode ser realizado em um software de gestão, que possui mecanismos que auxiliam no melhor controle das vendas de cada corretor, além de permitir extrair relatórios personalizados da sua carteira de clientes. Estes dados ajudam a entender quais clientes sempre pagaram de maneira correta, mas atrasou uma vez ou outra por problemas momentâneos, daqueles que são inadimplentes recorrente. As informações são importantes para definir qual a melhor estratégia de negociação em cada caso.
Ao utilizar um software de gestão em sua corretora, além de ter maior controle de todos os processos, é possível acompanhar sua carteira de clientes, conquistando:
- Redução no número de clientes inadimplentes, pois consegue monitorar e montar um perfil de cliente ideal;
- Melhorar o gerenciamento de pagamentos, com a visão exata de cada venda por corretor e o comportamento para pagamento de cada cliente;
- Começar uma política de boas práticas para pagamentos realizados na data;
- Ter o perfil financeiro dos seus clientes atualizados, além de entender o comportamento de pagamento, podendo oferecer benefícios para os bons pagadores;
Estamos vivendo um período de turbulência, os impactos de uma taxa de inadimplência elevada em uma economia fragilizada podem ser potencialmente prejudiciais, comprometendo as atividades em sua corretora. Por isso em um momento tão delicado como este é preciso estar atento. É importante entender que o cliente nunca é um número de apólice ou contas e entender seu perfil é fundamental para fornecer um atendimento excepcional e evitar a inadimplência.
Não trate todos os devedores da mesma forma, procure entender o motivo do atraso dos pagamentos e se possível ofereça alternativas, como uma mudança na data de vencimento; mas saiba que quanto maior o atraso, mais distante fica a possibilidade do inadimplente quitar a dívida, por isso é importante cobrar o pagamento desde o primeiro dia de atraso e continuar lembrando constantemente o cliente sobre a dívida. Não se esqueça que as leis devem ser seguidas, como não constranger o devedor de maneira alguma, ou seja, a notificação não pode conter ameaças e a dívida não pode ser exposta a terceiros. Utilize o software de gestão para começar a mapear os clientes e avalie o quanto vale a pena manter um cliente que só dá “dor de cabeça”, em algumas situações é melhor perder um contrato do que ter de enfrentar um processo judicial mais tarde.