Com a epidemia do coronavírus, muitas empresas precisaram mudar suas operações. Infelizmente toda a situação representou um desafio não só no gerenciamento de equipes remotas, mas também trazendo sérias consequências financeiras. A crise fez com que muitas corretoras enfrentassem dificuldades, empresários passando sufoco para equilibrar contas e não quebrar, enquanto colaboradores passam sufoco com medo de ficarem desempregados e não conseguirem sustentar suas famílias.
Enxergar o cenário da forma mais otimista possível é o grande desafio e necessidade dos corretores, mas você sabe o que não deve fazer em tempos difíceis?
É preciso deixar o melindre, encarar o tema e buscar soluções. Focando na solução e não no problema, é possível ter uma visão positiva do que se fazer neste cenário. O cliente é o pilar do seu negócio, se o cliente deixa de comprar, você deixa de vender. Por isso o primeiro passo é colocar a experiência do cliente no centro da sua empresa.
Pensar na experiência do cliente é se atentar a todos os pontos de interação e identificação do consumidor com seu produto/serviço. Em resumo a experiência do cliente está diretamente ligada à percepção que as pessoas têm com relação a sua marca. Entenda que seus clientes estão passando pelo mesmo problema e também precisam desesperadamente reduzir seus custos, se concentrando nos fornecedores que se demonstram essenciais. Com base neste gatilho, o setor segurado ganha uma vantagem em comparação à outros serviços. Aproveite para fazer uma reflexão e identificar serviços que podem ser oferecidos para cada cliente em sua carteira.
Durante o período de crise, muitas corretoras apresentam queda de faturamento, eis o momento de enxugar métodos de gestão para obtenção de lucro com menor custo. Fizemos um conteúdo exclusivo como reduzir custos em tempos de crise, você pode verificar nosso e-book clicando aqui. É oportuno mudar a visão do seu negócio, onde é fundamental estar preparado para novas formas de empreender. Pare de olhar para atrás e olhe para novas possibilidades que o mercado trará com as modificações trazidas pela pandemia do Covid-19. Infelizmente toda essa situação representa um desafio e mudar a visão do seu negócio é um dos segredos para superar a crise. Esse período servirá para fortalecer as estruturas das corretoras, buscando novos métodos de gestão, além de novas formas de negociar, a fim de que os processos se tornem em sua grande maioria digitais e ágeis.
Você como gestor não deve desistir ou se desesperar, mantenha a calma, abrace o novo momento. Perceba que existem corretoras se reinventando e conseguindo novos resultados, apenas saindo da mesmice, do que todos já vêm fazendo. Lembre-se: o que você está fazendo hoje, gera o resultado que você já tem. Para gerar novos resultados, você precisa fazer coisas novas, diferentes.
Próximo passo: faça uma venda consultiva. Você que acompanha a crise, já sabe que o cenário está negativo. Não foque somente em vender, agregue maior valor ao seu trabalho desenvolvendo um relacionamento mais próximo do cliente e ofertando uma consulta de qual melhor produto/solução, importante também seguir com um pós-venda em caso de dúvidas.
Aproveite este momento também para ficar mais próximo da sua equipe, a junção gestor colaborador é fundamental para superarem a crise. Deixe todos os colabores cientes da realidade, conhecendo as dificuldades do mercado, mas que mesmo nesse cenário todos precisam ter uma postura otimista e acreditar no trabalho, buscando novas formas criativas durante esta crise.
Sabemos que ainda pode demorar um bom tempo até o mundo voltar ao normal, no Brasil as restrições mudam a cada dia. As corretoras de seguros que decidirem se reinventar durante este período, sairão dela, ainda melhor do que entraram.