No dia 29 de maio a Superintendência de Seguros Privados – Susep, publicou a circular 605/2020, que possibilita uma redução de custos significativa na armazenagem e manutenção de documentos gerados nas operações realizadas pelas entidades sob sua supervisão. Com a edição do normativo, os documentos originais mantidos pelas entidades poderão ser digitalizados e, na sequência, descartados, reduzindo custo de armazenamento.
A digitalização de documentos é o processo de conversão de documentos físicos em formato digital. É possível verificar de maneira rápida documentos, propostas, contratos e todas as possíveis alterações ocorridas, além da organização de documentos e a possibilidade de liberação de espaço físico.
Esta decisão da Susep é uma inovação relevante para o setor segurado, que cada vez implementa a tecnologia em seus processos. Em outras palavras a Susep permitirá que seus documentos sejam armazenados em nuvem.
O armazenamento em nuvem, que inglês significa cloud computing, é o processo de salvar os arquivos em um servidor, obtendo maior segurança e mobilidade. Não se trata apenas de guardar arquivos, o armazenamento em nuvem também consegue reduzir despesas da sua empresa e promover inovação. É possível conferir os arquivos salvos no dispositivo móvel que quiser, seja computador, tablet ou celular, quando quiser (necessita apenas de uma conexão com a internet). Outra vantagem é que não ocupa espaço físico. Para os corretores de seguros que trabalham com documentos no dia a dia, digitalizar e salvar os arquivos em nuvem é a maneira mais segura e eficiente de gerenciar estes papéis. Por estarem em um ambiente de criptografia, não correm riscos de perda por conta de diversos problemas, como pane no sistema, falha técnica ou até mesmo furto, comprometendo documentos importantes de forma irreversível.
Otimize o tempo da sua equipe e garanta eficiência sempre que precisar resgatar qualquer documento arquivado. Com a digitalização e o armazenamento em nuvem os servidores fazem o backup dos arquivos, e tudo fica salvo, desde que esteja conectado na rede. Dinamize com eficiência o acesso e a disseminação das informações entre os colaboradores, com a visualização instantânea das imagens de documentos e libere espaço físico na sua empresa, eliminando arquivos mortos, depósitos e problemas com armazenamento de papéis.
Nos dias atuais é necessário acompanhar todas as mudanças da tecnologia. Guardar as informações do seu negócio na nuvem, pode ocorrer através de um software de gestão, se você ainda não possui esse sistema em sua corretora, fale com um de nossos consultores e descubra como o armazenamento em nuvem pode reduzir custos, principalmente em tempos de crise. Cada vez mais o setor segurador tem utilizado inteligência artificial, e se você quiser acompanhar o mercado, será necessário adaptar-se às novas tecnologias.