A expressão “novo normal” vem sendo exaustivamente usada nos últimos dois meses quando se percebeu que o coronavírus havia impactado de forma indefectível a sociedade global. Com mais de trinta dias do início da quarentena provocada pela pandemia, não há uma só pessoa que não queira voltar à vida normal. Mas depois de tudo isso, no entanto, o que será “voltar ao normal?”.
Coisas simples que nem pensávamos a respeito, ganham agora uma nova dimensão. O fato é que não seremos mais como era antes. O sofrimento tanto das pessoas, quanto das empresas tem sido grande. A pandemia igualou a todos sem distinção de classe e não há uma regra, mas crises em geral fazem com que os consumidores tenham mais consciência da importância do produto seguro. A pessoa compra seguros por motivos que são baseados em dúvidas, insegurança, medo, desejo, interesses ou necessidades. Tendo mais de três, desses pontos combinados, é natural que haja um aumento da busca do produto seguro. Nesse momento é importante o corretor se valer dos recursos disponíveis para prestar a consultoria a distância, utilizando e-mail, WhatsApp, aplicativos de videoconferência, entre outros.
Uma das grandes características do coronavírus é que ele provocou uma antecipação forçada do futuro, aumentando a integração digital entre empresas e consumidores. O home office também veio para ficar, já que muitas empresas (principalmente corretoras) perceberam que podem economizar com isso. É possível também que neste novo normal, as empresas devem reduzir pessoal e níveis hierárquicos, buscando colaboradores mais polivalentes e com novas competências para assumir responsabilidades e gerir equipes à distância. A transformação digital avançou tanto, que não vamos voltar ao que era antes.
Os corretores de seguros, assim como todo o setor precisam acelerar a modernização estabelecendo novas formas de trabalho e automatização de processos com uso de softwares para gestão da sua corretora. A condição em que o mundo vive hoje com a expansão desta pandemia gera muita preocupação e exige diligência para lidarmos com esta nova situação de saúde. Mais uma vez, os corretores de seguros têm sido essenciais junto aos consumidores, as corretoras de seguros especialistas em gestão de risco, perceberam uma grande procura por informações desde que a pandemia começou. Tanto cliente pessoa física, quanto jurídica possuem dúvidas com relação à Covid-19, em função do alto risco de contágio. A pergunta mais frequente é se há ou não cobertura em caso de morte. É essencial que o corretor leve tranquilidade para todos, estando próximo na necessidade de uma assistência e orientação.
Apesar de todos os problemas, a adaptabilidade do brasileiro deve prevalecer. No novo normal intensificamos os cuidados com nossos filhos e idosos, nos preocupamos mais com a saúde e o meio ambiente, reduzimos o consumo excessivo. Todas as pessoas foram tiradas da zona de conforto e tivemos que reaprender a dar valor ao que é realmente importante em nossas vidas.