Um dos principais recursos do WhatsApp Business é a possibilidade de criar grupos sob temas de interesse e organizá-los de acordo com sua necessidade. Não faz muito tempo que era comum o corretor possuir cartões telefônicos para confirmar aquela visita agendada no sábado de manhã ou mesmo possuir um chip de cada operadora de telefone que se revezavam no intuito de aproveitar cada ligação. Ainda assim, quem nunca se confundiu com os muitos números de telefones disponíveis e perdeu agendamentos ou negócios graças a confusão proporcionada pelo gerenciamento de chips.
A popularização do WhatsApp proporcionou amplas possibilidades de comunicação. Ao adicionar um novo contato na agenda do seu smartphone, o WhatsApp irá identificar automaticamente se esse número possui conta no aplicativo deixando o canal aberto para conversas. Antes de mais nada, pergunte ao seu cliente no momento em que ele te enviar o seu número ou cartão de visitas se você pode adicioná-lo. Faça isso se o encontro for realizado presencialmente ou mesmo se for online, através de chat ou e-mail. Na primeira mensagem, lembra a ele onde foi feito o contato entre vocês. Acredite, você não é o único corretor com quem ele está conversando.
Compartilhando experiências
O WhatsApp também foi adaptado para o compartilhamento de mensagem entre grupos de interesse, como por exemplo corretores de seguros autônomos para troca de experiências, criatividade, técnica de vendas, experiências em marketing, sugestões do que foi feito e deu certo e que possa servir para outra região do país, entre diversas mensagens que possam ser realizadas como algo a contribuir para os corretores em um momento de crise. Em tempos assim, não existe cópia de ideias e sim compartilhar de fato conhecimentos e experiências. É possível que pessoas convidadas possam compartilhar o link de convite com terceiros. Caso isso aconteça, é fundamental ter aprovação do administrador para que o assunto não seja destoe.
Gerenciando sua equipe
Para quem gerencia uma equipe, por exemplo a ferramenta é muito interessante pois permite saber onde estão seus corretores. Por isso o grupo da sua equipe deve ser uma extensão do seu escritório e deve ser visto assim pelo corretores. O primeiro conteúdo inadequado compartilhado ali fará com que a seriedade seja perdida e será difícil retomar o grupo como um canal oficial de informação para sua equipe. Confira outras dicas para potencializar o uso do grupo no whats.
Focado nos resultados – Cada grupo é focado em um tipo de negócio e em uma região de abrangência como por exemplo bairros. Caso tenha uma grande equipe de vendas, você pode criar grupos de acordo com o tema. A temática do grupo é justamente o nome do grupo, sendo proibido falar sobre negócios que não pertençam ao tipo de serviço ou bairro principal;
Lei do silêncio – Dentro dos grupos fica proibido sair do tema e compartilhar fotos, correntes, pedido de ajuda, imoralidades, orações, conversa fiada ou qualquer outro item que atrapalhe o andamento das conversas.
Compartilhamento de informações – Crie grupos para trabalhar determinada conta que está sendo atendida por mais de um vendedor. Justamente nessa hora que a produtividade deve aumentar para potencializar o negócio. Pensar em modelos de venda e organização é essencial em tempos de distanciamento social, a boa relação entre sua equipe é fundamental para estreitar relacionamentos e aumentar as possibilidades de vendas. Com todos os pontos levantados pelo conteúdo, você já pode começar a analisar e dividir quais corretores possuem maior facilidade em um tipo de produto e quais bairros já atendem ou visa atender. Desta maneira, você cria os grupos para WhatsApp de acordo com cada perfil de vendedor e serviço.