Uma corretora de seguros possui muitos indicadores de desempenho usados na gestão, e uma das ferramentas mais importantes nesse sentido é o KPI. Com o uso de KPI, os gestores podem tomar decisões que afetam diretamente no rumo dos negócios.
Mas o que é um KPI?
Em inglês o termo KPI significa: Key Performance Indicator, na tradução, Indicadores de Performance. Esses indicadores de KPI são utilizados nos mais diversos tipos de negócios, podendo ser adaptados segundo os objetivos que se busca atingir, tendo ampla flexibilidade. É uma ferramenta de gestão que pode ser usada para medir o nível de desempenho de diversos processos. O setor segurador é cheio de métricas, existem indicadores de performance em todas as áreas: marketing, vendas, finanças, entre outros.
Assim como ocorre com todos os negócios, é desejo de muito gestor se posicionar no mercado de forma competitiva, reduzindo custos e otimizando processos. Porém essa não é uma tarefa fácil, tendo em vista os altos custos. Diante dessa situação, uma das principais alternativas é justamente monitorar esses indicadores de desempenho, que por meio da análise de métricas especificas, fornecem informações a respeito de como anda a corretora de seguros. Somente o que é medido pode ser gerenciado, por outro lado aquilo que não é medido, merece pouca ou nenhuma atenção.
Toda operação e todo processo dentro de uma empresa gera uma série de resultados, que impactarão não só o funcionamento e o desempenho interno, mas também provocarão impactos em um sentido externo, ou seja, junto aos clientes. Adotando os KPIs adequados, é possível mensurar exatamente quais são seus pontos fortes e fracos e aprimorá-los, reduzindo a vulnerabilidade do negócio.
1 – Indicadores de Produtividade
Medem o volume de entregas em relação ao tempo ou a outros esforços, como por exemplo média de fechamento de proposta, ou seja, sem proposta, sem apólice. Logo, existem diversos KPIs vinculados a esse tipo fechamento que podem trazer excelentes resultados para a sua corretora, otimizando a quantidade de processos necessários para essa tarefa. Acompanhando o processo passo a passo, é possível identificar potenciais problemas e, assim, evitar prejuízo para o seu negócio.
2 – Análise de canais
Se você investe em marketing digital, sabe que existem diversos canais ou ferramentas que pode anunciar sua corretora de seguros. E por meio desse indicador, é possível definir quais são os canais mais adequados e que estão trazendo maior retorno para seu negócio. Ao divulgar sua marca no canal certo, as chances de converter visitas em vendas são muito maiores.
3 – Indicadores de conversão
Indicam a relação entre o número de pessoas que procuraram a corretora de seguros e o número de vendas realizadas. Com essa taxa em mãos é possível analisar se os processos comerciais precisam de ajuste. Por meio da análise de KPI, é possível ajustar sua estratégia para que essa taxa seja ainda mais assertiva.
4 – Percentual de desistentes
Embora esses índices sejam ignorados pela maioria dos gestores, ele pode ter grande impacto em sua corretora de seguros. Entender o perfil dos desistentes fará com que você entenda qual tipo de cliente você precisa se esforçar mais no momento da negociação.
5 – Custo de aquisição por cliente (CAC)
O CAC é uma métrica muito utilizada pelo setor de marketing para mensurar qual é a média de investimentos feitos por um negócio para adquirir novos clientes. Esse índice ajuda a compreender quais ações possuem mais resultados e menores custos para cada novo cliente. A análise cuidadosa desse indicador pode diminuir os custos de aquisição, melhorando assim, o faturamento geral da sua corretora.
6 – Indicadores de Rentabilidade
Apresentam a relação entre os valores investidos e o lucro obtido em uma determinada ação. Um desses KPIs é o retorno sobre o investimento, sendo capaz de mensurar qual foi o rendimento de cada uma das suas ações de marketing. A partir disso, é possível descobrir se o dinheiro investido gerou lucrou prejuízo para a sua empresa, facilitando a execução de mudanças que conduzam as suas estratégias de forma mais assertiva. Com este indicador é possível redirecionar recursos financeiros de maneira estratégica para sua empresa.
7 – Indicadores de Qualidade
Podem indicar a relação entre a quantidade de serviços oferecidos com o grau de satisfação do cliente, podendo identificar quais são os ajustes necessários no processo de trabalho. Para começar a mapear o indicador, é necessária uma pesquisa de satisfação, por meio dela, é possível ter noção da experiência durante todo o atendimento e quais são os pontos a melhorar. Neste índice não existe regra definida, contudo para facilitar, insira uma pergunta sobre a satisfação geral com a corretora e peça uma nota de zero a dez. Contabilize os resultados e divida pela quantidade de respostas para descobrir a média de satisfação dos clientes.
Lembre-se que para ter bons resultados, é fundamental avaliar quais são os melhores indicadores de desempenho para sua corretora de seguros e coletar todos os dados e métricas necessários para melhorar o retorno obtido com suas estratégias. Fuja de métricas superficiais e usufrua de tudo o que um software de gestão pode lhe oferecer para a análise desses KPIs.