Como já levantamos em diversos conteúdos, utilizar a estratégia de marketing digital para sua corretora de seguros é importante para destacar sua marca dentro do cenário digital. Em tempos onde tudo ou quase tudo resolvem-se de maneira online, estar presente e vender seguros de maneira digital se tornou uma possibilidade real para um setor bem tradicional. O processo do marketing digital faz parte da transformação digital e é um grande aliado para o aumento de novos clientes.
Novos modelos de negócios não param de surgir, a transformação digital acelerada pela pandemia mostra que cada vez mais, saber como vender seguros online é uma importante forma de fazer a sua corretora crescer, aumentando o número de clientes e mantendo a sua fidelidade por longo período. Dessa forma, é essencial ter estratégias básicas para um posicionamento assertivo, a fim de potencializar os resultados pretendidos.
Quem vive o mercado segurador sabe que ele está sempre mudando e evoluindo, por isso é importante saber quais os canais poderosos que sua empresa precisa estar inserida. Ao implementar estas plataformas no seu marketing digital, é possível que a sua corretora tenha maior eficiência, com a prospecção de clientes, divulgação ampla de seus produtos e serviços e o foco na geração de leads qualificados; garantindo um maior e melhor custo-benefício nas ações de marketing digital. Para facilitar sua análise de quais itens você precisa já tem ou que precisa ter em sua estratégia, separamos os sete principais, confira:
1- Site
O principal canal em marketing digital, é ter um site da sua corretora de seguros. Ao utilizar um domínio próprio como por exemplo www.minhamarca.com.br, você agrega maior valor e profissionalismo aos seus serviços. Utilizar um site com final de domínio amplo como Gmail, Yahoo, Hotmail, causa em um primeiro momento uma sensação de insegurança e dúvida; o usuário se questiona se realmente existe sua empresa e busca pesquisa o nome da marca no Google e nas redes sociais. Portanto para qualquer ação de marketing digital, o primeiro passo é ter a presença na web com um site. Você pode tirar suas dúvidas do poder de ter um site responsivo neste arquivo que desenvolvemos.
2- Blog
O blog é a ferramenta que tem potencial de ajudar a empresa ganhar notoriedade, aparecendo no topo dos buscadores e sem precisar investir em anúncios. É o canal principal para o marketing de conteúdo, sendo uma das melhores formas de chegar até o lead que busca informações sobre como seguros, desde qual a melhor seguradora até informações sobre preço. Dentro do funil de marketing o blog corporativo está presente em todas as etapas, desde o reconhecimento do problema até em entender mais sobre os serviços ou produtos da sua corretora. Os conteúdos em blog auxiliam os leads a se identificarem sobre o assunto abordado e conduz os mesmos a consumirem mais conteúdos relacionados até estas pessoas estarem prontas para solicitação uma cotação. O blog faz a junção do funil de marketing com o funil de vendas.
3- Redes Sociais
As redes sociais permitem infinitas oportunidades e tipos de estratégias, a variedade de canal é tão grande que escolher quais redes sociais manter vai muito de encontro com os objetivos da corretora. O LinkedIn é uma das redes sociais mais corporativas e indicada como principal canal social para qualquer empresa. No entanto, o Facebook e o Instagram, assim como Twitter e TikTok oferecem recursos interessantes, porém entenda se seu público está nestes canais. Mais do que diferencial, estar nas redes tornou-se praticamente obrigatório para empresas de todos os tamanhos, criando conteúdos que visam gerar relacionamentos mais fortes com o público, ampliando o poder de marca e gerando leads qualificados.
4- Mídia paga
Através de ferramentas famosas como o Google Ads ou Facebook Ads cada empresa tem o poder de criar campanhas promocionais para divulgar sua marca, seus produtos ou serviços, podendo direcionar o público para quem irá direcionar os anúncios, o local em que se encontram os leads, horário de exibição, além claro, do valor que querem adicionar em cada campanha. Ao contrário das ações de marketing tradicional, o marketing digital apresenta resultados já algumas horas após o anúncio ser aprovado e veiculado. Estes resultados são exibidos pelas ferramentas de análise quase em tempo real. Separamos canais interessantes de mídia paga que podem potencializar os resultados do seu negócio, ou se preferir confira nosso texto sobre como utilizar tráfego pago em sua estratégia.
- Google Ads (Links Patrocinados): Serve para impactar os usuários que pesquisam por uma determinada palavra-chave ou frase especifica podendo encontrar seu site entre os links patrocinados e conhecendo assim os produtos da sua corretora de seguros.
- Facebook Ads: A maior rede social disponibiliza acesso à diversos tipos de formatos diferentes e podendo utilizar segmentação específica de acordo com seus interesse, seja preencher um formulário de contato, levar tráfego ao seu site ou simplesmente engajar seus seguidores. Com um custo x benefício muito atrativo, as empresas possuem várias possibilidades de encontrar sua audiência e engajar com eles.
- Instagram Ads: Similar ao Facebook, o Instagram é voltado para impactar os usuários em sua plataforma. Com objetivos similares, é possível se destacar com anúncios direcionados, principalmente pelo formato de Stories (vídeos curtos de até 10 segundos).
5 – Vídeos no Youtube
Vídeos são uma excelente estratégia para marketing digital e o Youtube é a principal plataforma onde você pode hospedar seu conteúdo de maneira gratuita. O primeiro passo necessário para começar a desenvolver vídeos para sua corretora é abrir seu canal no Youtube, após isso selecionar quais temas seu público-alvo quer saber, pode ser desde novidades do mercado segurador até conteúdos mais amplos como vendas. O ideal é utilizar a produção de vídeos no Youtube para criar maior alcance de marca, visto que a plataforma é o segundo maior buscador do mundo (perdendo apenas para o Google).
6- E-mail marketing
Uma das primeiras estratégias em marketing digital, com baixo custo e grande retorno. Investir em email marketing pode criar um maior e melhor relacionamento com sua base de contatos. Com essa estratégia é possível gerenciar o relacionamento com sua base de leads, aumentar o conhecimento da marca com relação aos produtos e também fortalecer o follow up de propostas em aberto, encaminhando conteúdos em que tenha a temática de dúvida principal do lead. Essa é uma estratégia totalmente segmentada pois cada e-mail deve ser produzido para um público-alvo específico, sendo possível direcionar os temas de acordo com o seguro de interesse, como por exemplo pessoas que buscam seguro auto, saberem quais são os automóveis com mais chance de roubo. Esse tipo de conteúdo não quer necessariamente vender algo, porém indica que é necessário ter seguro para seu veículo, principalmente se o modelo do carro estiver na lista. Planeje os e-mails de acordo com seus objetivos comerciais, ou seja, pense em qual produto pode trazer maior retorno e comece e elaborar os conteúdos de interesse para esse público.
7 – WhatsApp
Já tratamos desse assunto em diversos conteúdos em nosso blog, se você quiser saber como utilizar o Whatsapp para falar com seus clientes, você pode conferir neste texto. Com grande número de usuários, a ferramenta é um dos canais mais PODEROSOS para conversar com seus clientes ou leads, seja encaminhando conteúdos de interesse (como mencionado no canal de e-mail marketing), ou realizar follow up de propostas. Você também pode criar listas de transmissão para pessoas que possuem interesse em seu conteúdo. Lembre-se sempre de pedir consentimento ao usuário antes de adicionar ele em seu WhastApp Corporativo. Essa aceitação pode ser um e-mail, uma resposta via próprio Whats ou até mesmo em ligação.
Por meio de diversos canais é possível destacar sua corretora de seguros no cenário digital, ao realizar a captação do lead, sugerimos utilizar um software de gestão para acompanhar todo o histórico desse usuário, principalmente o funil de vendas. Ao implementar um destes canais, sua empresa dá o primeiro passo para a transformação digital e começa a mapear os resultados das ações entendendo se o lead que solicitou uma proposta é realmente qualificado.
No atual contexto, o cliente está no centro da experiência, ou seja, ele é quem orienta e direciona os esforços da empresa, portanto manter um relacionamento positivo e efetivo com seus clientes e leads se torna um diferencial.