Uma gestão eficiente da sua corretora de seguros é essencial para assegurar seu espaço no mercado, bem como na preferência dos consumidores. Em um cenário de disputa contínua pela atenção e preferência do consumidor, corretoras têm investido em ações estratégicas para otimizar a gestão da empresa.
A gestão da corretora é um conjunto de procedimentos preestabelecidos que visam o crescimento sustentável e permanente do negócio. Para alcançar esse objetivo é necessário estratégias de manutenção financeira, organização e padronização dos processos. A gestão é uma maneira inteligente de gerenciar os interesses, as oportunidades, os processos, as informações e os relacionamentos. Quantos antes sua corretora começar a mapear e desenhar os processos, maiores são as chances de crescer de forma sustentável. Isso acontece porque quanto maior é a empresa e quanto mais tempo ela demora para definir os fluxos de trabalho, mais difícil será arrumar a casa.
O gerenciamento de processos começa antes de mais nada com a descoberta de quantos e quais são os processos atuais na sua corretora. No entanto, análise e proposição de uma cadeia de processos não podem ficar apenas no discurso, precisa haver prática coesa e diária que deve reforçada pela gestão.
Gestão, produtividade e eficácia são palavras quase relacionadas. Se alcançadas, a produtividade e a eficácia se traduzem em bons resultados para a empresa como um todo. Contudo, para desfrutar das vantagens de uma gestão eficaz, uma série de maus hábitos precisam ser abandonados. O principal deles é a desorganização, não ter processos bem definidos, ancorados em boas práticas e, consequentemente indicadores de desempenho para fazer o acompanhamento das entregas dos corretores e demais colaboradores é típico em uma gestão desorganizada e ineficiente. A seguir, apresentamos as 4 etapas para conquistar uma gestão completa da sua corretora de seguros.
1 – Gestão de processos: no contexto atual, as corretoras que saem na frente são aquelas que têm um profundo entendimento do negócio em si, dos processos e que se posicionam estrategicamente. Por isso é muito importante saber com clareza bem o portfólio de produtos, utilizando a tecnologia a favor da gestão, afinal, muitos processos na sua corretora podem ser automatizados ou ter tempo de execução encurtado por meio do software de gestão.
2 – Gestão financeira: organizar de forma prática o fluxo de caixa, considerando as receitas mais recorrentes (aluguéis, por exemplo) e as menos recorrentes.Equilibrar essas receitas com os custos do negócio, tais como folha de pagamento, comissão para os corretores, contas de água e luz, entre outros. Uma gestão sem planejamento financeiro fica ainda mais vulnerável aos altos e baixos.
3 – Gestão da carteira de clientes: a tecnologia é o insight para uma gestão de clientes eficaz, afinal ao utilizar esse recurso é possível ofertar um atendimento rápido e de qualidade, mantendo organizado o cadastro dos clientes e histórico. ç
4 – Tecnologia na gestão da corretora: tecnologia é um pilar importante da produtividade em qualquer setor do mercado. Portanto despender recursos na contratação de um software de gestão é a decisão mais estratégica que a gestão de uma corretora pode tomar. Ao utilizar ferramentas tecnológicas para eliminar atividades humanas relacionadas à operação e ao controle de algum produto eletrônico, a tomada de decisão fica mais assertiva.
Profissionalizar a gestão da corretora e de processos por meio de processos bem definidos e investir em uma tecnologia. Com uma ferramenta de gestão você poderá aumentar a produtividade dos corretores, melhorar a gestão dos processos e acompanhar melhor os resultados, organizando a gestão comercial da equipe. Fale com nossos consultores e entenda como nosso software pode ajudar sua corretora de seguros.