3 custos e despesas que você pode reduzir hoje em sua corretora de seguros

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Gerir uma empresa é uma atividade bem complexa.

O tempo todo nos deparamos com mudanças agradáveis ou não, e saber lidar com essas mudanças é o que difere uma empresa de sucesso, de uma empresa que fracassou.

Uma das principais causas de estresse e preocupação de uma empresa, normalmente, é a questão financeira.

Muitas vezes nos preocupamos tanto com trazer dinheiro para dentro da empresa com clientes e contratos. Que esquecemos que podemos aumentar nossa margem de lucro cortando gastos dentro de nossa empresa.

Por este motivo, nós decidimos listar 3 custos e despesas que podemos reduzir hoje mesmo em nossas corretoras.

Acompanhe este artigo até o final para entender cada passo.

Custo x Despesa

Você sabia que custo é diferente de despesa?

Pois é, nem tudo é o que parece e nem todas as palavras parecidas são sinônimos.

A diferença é simples, mas saber diferenciar essas duas palavras é imprescindível para aumentar a margem de lucro da sua empresa.

Então, vamos descobrir o que quer dizer cada uma dessas palavras.

Custo

O custo se refere aos gastos da empresa com o produto final. Ele está ligado aos gastos com a produção de mercadorias e/ou aquisição.


Alguns exemplos de custos são:

  • matéria-prima;
  • mão de obra;
  • gastos gerais de fabricação;
  • energia elétrica;
  • manutenção;
  • materiais de conservação e limpeza para fábrica;
  • viagens de pessoas ligadas à empresa.

Despesa

Já a despesa, se refere a todos os gastos relativos a administração da empresa. Ou seja, são os desembolsos necessários para manter a estrutura funcionando.

Mas é importante salientar, que são dívidas que não contribuem diretamente para a geração de novos itens que serão comercializados.

As despesas englobam as áreas comerciais, de marketing, de desenvolvimento e financeira.

Alguns exemplos de despesas são:

  • contas de água;
  • contas de luz;
  • contas de internet;
  • aluguel do prédio;
  • materiais de escritório;
  • gastos com estrutura.

Custo x Despesa

Portanto, podemos entender que os custos são gastos com tudo que envolve o desenvolvimento e venda de produtos.

Enquanto as despesas são os gastos mensais fixos para a operação funcionar.

As duas formas de gastos são muito importantes para o bom funcionamento de qualquer empresa. Mas é importante salientar que existem muitos custos e despesas que podem ser cortados e diminuir sua dívida mensal.

Por isso, resolvemos citar 3 exemplos que você pode executar hoje mesmo.

Tratamos como “custos e despesas” porque tudo isso é muito subjetivo. Uma despesa muito necessária em uma empresa pode ser apenas um custo operacional em outra.

Por este motivo, decidimos tratar os 2 na mesma categoria, e você decide se é um custo ou despesa na sua corretora.

1. Repense seu escritório

Há alguns anos atrás, a preocupação número um de muitas empresas na hora de começar, era encontrar o melhor lugar para trabalhar.

Alugar uma sala no melhor ponto da cidade. Dependendo do caso, uma loja de rua em um local movimentado.

Tudo isso, requer um grande potencial de dinheiro envolvido. Visto que para alugar um imóvel é necessário pagar algumas parcelas antecipadas como “depósito”.

Além do comprometimento daquele valor mensal.

Junto a tudo isso, ainda existem as obras que são necessárias serem feitas para deixar o local com sua cara.

E uma coisa muito interessante é que, muitas vezes, esses locais não recebem clientes.

Grande parte das vezes, o cliente é atendido em casa pelo corretor. E o escritório funciona apenas como um local administrativo.

Por este motivo, muitas empresas estão migrando para locais de CoWorking com a intenção de diminuir este valor mensal.

Os CoWorkings são locais de trabalhos compartilhados por diversas empresas.

Eles possuem diversas modalidades com salas privativas ou somente espaços amplos para pessoas trabalharem juntas.

Nesses lugares, você pode fazer reuniões ou somente tocar sua operação.

E o custo operacional de tudo isso, pode reduzir seus valores mensais de forma assustadora.

Quando você contrata um plano em um coworking, você estará pagando um aluguel mais barato. E, além disso, os custos de luz, água e até do café são por conta do espaço.

Ou seja, uma grande parcela do seu gasto mensal será cortada.

Se a sua corretora é gigantesca e possui uma grande quantidade de funcionários, fica difícil utilizar um local desses.

Mas se sua corretora possui poucos funcionários operacionais, é bem tranquilo trabalhar num espaço como esse.

2. Otimize sua prospecção

Muitas empresas ainda gastam uma fortuna em estratégias de marketing convencionais.

Essas estratégias trazem resultado, mas elas colocam seu CAC bem alto, na maior parte das vezes.

Para quem não sabe, o CAC é a sigla para custo de aquisição de clientes.

Essa métrica é utilizada para saber se as estratégias de marketing e publicidade estão num bom valor ou não.

Para calcular e saber se sua empresa tem um CAC alto ou não, é simples:

Você gastou 10.000 reais em publicidade e marketing e conquistou 100 clientes novos.

10000/100= 100.
Ou seja, cada cliente custou 100 reais para sua empresa.

Essa é uma conta habitual e toda empresa precisa fazer, para entender melhor seus processos e valores de investimento.

A grande oportunidade aqui é mudar a forma de prospecção e diminuir o CAC, assim aumentando o lucro nas vendas.

O marketing digital, hoje é um das melhores ferramentas para conquistar clientes com o custo baixo.

Através de estratégias de redes sociais e blogs, que são plataformas gratuitas, você pode criar conteúdos relevantes e atrair novos clientes de graça.

Além dessa oportunidade que é eficaz, mas tem resultados em longo prazo. Você pode investir em anúncios online segmentados.

Da mesma forma que você gasta dinheiro com panfletos e outdoors, você irá gastar com anúncios online. Na maior parte das vezes, vai gastar menos.

Mas o ponto alto é a segmentação desses anúncios. Enquanto o panfleto e o outdoor serão vistos por pessoas dos mais variados perfis.

Os anúncios online serão entregues para a segmentação que você quiser.

Você traça o perfil e gostos do seu cliente, e o anúncio é entregue para pessoas com o perfil parecido.

Seu poder de conquista é muito maior, e o CAC diminui de forma assustadora.

Esse é um custo que você pode começar a diminuir hoje mesmo.

3. Tecnologia

Existem diversas formas de diminuir os custos e despesas da sua empresa. E o primeiro passo para isso é organizar todos os gastos da corretora

Após isso, é necessário um planejamento estratégico para descobrir onde estão os gastos excessivos e onde é possível diminuir os custos.

O terceiro passo é colocar as mãos à obra e fazer o necessário para alcançar o resultado.

Um software de gestão ajuda muito nessa hora e permite automatizar alguns processos de redução de custos e despesas.

O Multi-cálculo te ajudaria a enviar mais propostas em menos tempo, e quanto mais propostas, mais chances de fechamento, com isso você tem uma redução no CAC.

É sempre bom pensar na opção de ter seu trabalho feito de forma automática. Isso aumenta a produtividade e consequentemente diminui os custos.

Preparamos um eBook com tudo o que você precisa saber sobre software de gestão, clique aqui para baixar.

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